ganho de massa
Neste artigo, daremos dicas a esse segundo grupo: a turma que quer aumentar massa muscular e perder gordura.
Emagrecimento e ganho de massa dependem de alimentação e treino. Em um organismo em condições normais, é difícil utilizar gordura enquanto se está construindo massa muscular, pois um organismo com déficit de calorias (condição para utilização da gordura) vai concentrar esforços no reabastecimento para o funcionamento fisiológico normal, deixando a construção muscular em segundo plano.
O aumento de massa magra e a redução de gordura corporal ao mesmo tempo ocorre apenas no início do treinamento de pessoas destreinadas, durante o período de adaptação, após este período, os ganhos são menores.
Portanto, depois de passada a adaptação, deve-se dividir o trabalho em etapas, variando entre ganho de massa magra e redução de gordura corporal.
Porém, apenas se pesar é impreciso para avaliar o peso a ser perdido, pois quando se fala em termos de volume, certa quantia de gordura pesa muito menos do que a mesma quantia de massa muscular, por isso, mesmo uma diminuição de gordura representa uma alteração pequena na balança. Para saber o teor de gordura de seu corpo, é ideal que você consulte um especialista para discriminar a composição corporal.
Se for detectado um nível de gordura acima do recomendado, antes de iniciar o trabalho de hipertrofia, devem ser adotadas medidas para redução da gordura corporal: dieta com caloria abaixo do seu gasto metabólico, musculação e exercícios aeróbicos controlados. Com a dieta e o treino discriminados acima, a redução de gordura será em torno de 1 kg por semana. Livre-se da idéia de que perder peso rapidamente é bom, pois uma grande perda de peso em geral representa perda de massa magra e não