GADOTTI
O texto de Moacir Gadotti tem por objetivo examinar algumas perspectivas atuais das teorias e das práticas da educação. O texto apresenta dois momentos de discussão. O primeiro, enfatiza o século XX, suas mudanças e permanências. No segundo momento, apresenta as discussões acerca da educação do século XXI e seus desafios. O autor inicia seu texto apresentando o século XX, como um século de mudanças e catástrofes que disputam com a educação.
Ao fazer uma abordagem a respeito da educação no século XX, ele comenta que inicialmente esta era individualizada. .Ao passo que no final do século, ela se torna social, pois desloca-se do indivíduo para a coletividade, ao englobar questões sociais, políticas ideológicas. Parte de um pensamento freiriano, educação para a vida, educação humanizadora.
Aborda também as concepções pedagógicas de educação. Cita que muitas perspectivas teóricas que fundamentam algumas práticas poderão desaparecer e outras permanecerão. Baseado nisso começa pela educação tradicional, onde até os dias atuais suas práticas estão ativas no âmbito educacional, onde buscam o processo de desenvolvimento individual. Perpassando pela ideia de que a educação não é neutra e acontece durante todo convívio da vida.
Apresenta também a educação internalizadora. Onde atualmente os sistemas de ensino são integrandos a uma estrutura básica muito parecida num âmbito mundial. O autor destaca o fenômeno da globalização como impulsionador desta educação para todos, não como justiça social, mas sim como curriculum igualitário.
Trabalha com a questão das novas tecnologias, destacando a aprendizagem a distância baseada na internet, tece uma crítica sobre a mídia impressa, pelo fato de ela se tornar um impedimento para a apropriação do conhecimento por meio das novas tecnologias. Coloca a educação tradicional como um dos impedimentos aos avanços tecnológicos,