Trajetória de moacir gadotti
Começou como professor de Matemática, quando ainda estava fazendo o curso de Pedagogia, pois naquela época era dada a licença para ensinar matemática nas séries iniciais. Terminou em 1967. Iniciou o curso de Filosofia o qual demorou dez anos para terminar, porque trabalhava e estudava ao mesmo tempo. Trabalhou em creches e em pré-escolas.
1971 Graduou-se em Filosofia na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, FFNSM, Brasil.
Chegou a dar aulas em 8 escolas no mesmo dia, lecionou Filosofia para escola pública para o antigo primário, antes das aulas serem proibidas e substituídas por Educação Moral e Cívica.
1973 Concluiu seu mestrado em Educação: História, Política, Sociedade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP.
1974 Inicia seu Doutorado em Educação.na Universidade de Genebra, UNIGE na Suíça. Queria muito ir à Genebra porque o Paulo Freire, em 70, tinha mudado para lá, e Gadotti havia trabalhado em 67 com o primeiro livro que saiu do Paulo Freire, que era “Educação como prática da liberdade”, foi no trabalho de conclusão de curso de Pedagogia e ficou muito curioso em conhecê-lo.
Paulo Freire
Em 1961 tornou-se diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife e, no mesmo ano, realizou junto com sua equipe as primeiras experiências de alfabetização popular que levariam à constituição do Método Paulo Freire. Seu grupo foi responsável pela alfabetização de 300 cortadores de cana em apenas 45 dias. Em resposta aos eficazes resultados, o governo brasileiro (que, sob o presidente João Goulart, empenhava-se na realização das reformas de base) aprovou a multiplicação dessas primeiras experiências num Plano Nacional de Alfabetização, que previa a formação de educadores em massa e a rápida implantação de 20 mil núcleos (os "círculos de cultura") pelo País.
Em 1964, meses depois de iniciada a implantação do Plano, o golpe