GABIOES
O objetivo da palestra foi mostrar novas técnicas desenvolvidas para o dimensionamento, projeto e execução de obras flexíveis de contenção. Foram apresentados, portanto, resultados obtidos através de ensaios e pesquisas realizadas pela Maccaferri, direcionadas ao estudo da eficiência, resistência e comportamento de tais estruturas.
Devido aos grandes problemas gerados por taludes, foi disponibilizado novas e úteis informações para as áreas de projeto e execução de obras de contenção, auxiliando o trabalho dos futuros projetistas e construtores que utilizam as estruturas mostradas.
A palestra está intimamente ligada ao estudo da mecânica dos solos, onde será definido o tipo de solo, granulometria, umidade ótima, densidade aparente seca máxima, análise da sondagem do terreno, nível d’água dentre vários outros aspectos para a estabilidade da encosta.
A análise de uma estrutura de contenção consiste na análise do equilíbrio do conjunto formado pelo maciço de solo e a própria estrutura. Este equilíbrio é afetado pelas características de resistência, deformabilidade, permeabilidade e pelo peso próprio desses dois elementos, além das condições que regem a interação entre eles. Estas condições tornam o sistema bastante complexo e há, portanto, a necessidade de se adotarem modelos teóricos simplificados que tornem a análise possível. Estes modelos devem levar em conta as características dos materiais que influenciam o comportamento global, além da geometria e das condições locais.
2. Métodos para estabilização de taludes
Foram apresentados alguns métodos que podem evitar o deslizamento de encostas e possíveis recalques em obras civis :
- Diminuição da inclinação do talude
- Revestimento do talude (grama, concreto projetado, etc.)
- Gabiões
- Muros de arrimo
- Muros de solo reforçado
- Geomantas
- Cortinas atirantadas
- Drenagem
- Terra mexe
A determinação do tipo de contenção está em função do porte da obra, altura