gabi
GERAIS
EXPRESSIONISMO
Amanda Valadares
Carlos Carvalho
Gabrielly Lopes
Júlia Teixeira
Lucas Kalebe
Thaís Leão
Timóteo, 19 de novembro de 2013.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS
GERAIS
Contexto e definição
O expressionismo foi um movimento artístico e cultural de vanguarda surgido na Alemanha no início do século XX. Manifestou-se inicialmente através da pintura, coincidindo com o aparecimento do fauvismo francês, o que tornaria ambos os movimentos artísticos os primeiros representantes das chamadas
"vanguardas históricas".
O expressionismo é sinônimo de um amplo movimento heterogêneo, de uma atitude e de uma nova forma de entender a arte, que aglutinou diversos artistas de várias tendências, formações e níveis intelectuais. O movimento surge como
uma
reação
ao positivismo associado
aos
movimentos
impressionista e naturalista, propondo uma arte pessoal e intuitiva, onde predominasse a visão interior do artista – a "expressão" – em oposição à mera observação da realidade – a "impressão".
O maior objetivo é potencializar o impacto emocional do expectador exagerando e distorcendo os temas. As emoções são representadas sem existir um comprometimento com a realidade externa, mas com a natureza interna e as impressões causadas no expectador. A força psicológica está representada através de cores fortes e puras, nas formas retorcidas e na composição agressiva. Desta forma, nem a perspectiva nem a luz importam muito, visto que são propositalmente alteradas.
Algumas características como a pesquisa no domínio psicológico, cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas, dinamismo improvisado, abrupto e inesperado, pasta grossa, martelada e áspera, a técnica violenta( o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões) e a referência pelo patético, trágico e sombrio são as principais desse movimento.