gabi
RELEVO:
O relevo corresponde ao conjunto de formação apresentadas pela litosfera. Essas formas são definidas pela estrutura geológica combinada com as ações da dinâmica interna e externa da Terra.
A estrutura geológica diz respeito ao tipo de rochas magmática, sedimentar ou metamórfica , bem como à idade que elas apresentam como as mais antigas ou mais recentes. As rochas sofrem processos de erosão que podem ser : Internos (endógenos) ou, Externos (exógenos).
Fatores do relevo;
Os fatores internos são responsáveis pela elevação ou rebaixamento da superfície da crosta terrestre, os fatores externos, por sua vez, causam modificações nessa superfície. Internos: tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos; Externos: intemperismos, águas correntes, vento, mar, gelo, seres vivos, entre outros.
As formas de relevo:
Dependendo da atuação de agentes internos e externos, o relevo pode apresentar diversas formas. As principais são: montanhas, planaltos, planícies e depressões.
Montanhas: são aquelas regiões em que ainda hoje os processos internos superam os externos, ou seja, o soerguimento é mais forte que a erosão. Os Andes, as Rochosas, os Alpes, o Himalaia ainda apresentam falhamentos, terremotos e vulcanismos, demonstrando a forte atuação dos agentes internos. É comum, no entanto, considerar montanhas aquelas áreas que, mesmo antigas, apresentam altitudes superiores a 3000 metros.
MONTE EVEREST-HIMALAIA
Planaltos:
São superfícies elevadas, com ondulações suaves, delimitadas por escarpas que constituem declives e nos quais os processos de destruição superam os de construção. Entre os fatores externos, predominam os agentes de desgaste, e não os de sedimentação. Os planaltos típicos são de estrutura sedimentar, mas podem ser formados pelo soerguimento de blocos magmáticos.
CHAPADA DIAMANTINA
Planícies :
São superfícies que apresentaram pequenos movimentos na crosta, sendo quase completamente aplainadas. São