Gabarito
1ª Questão: Chomsky afirma:
“Não foi por escolha nossa que adquirimos o idioma que falamos” (In Luft, Celso Pedro. Língua e Liberdade, p. 56)
Levando em conta a ação acima, comente a frase “a língua é um fato social”.
R: A língua fato social por ser imposta pela sociedade, o individuo não escolhe a língua (materna) que falará, afinal desde que nasce ele ouve a sua volta uma língua que o acompanhará ao longo da vida, o que é confirmado pela frase dita por Luft, pois realmente não escolhemos o idioma que falamos, ele já existe antes de nossa existência. (aceitam-se respostas que de alguma forma nos leve a este raciocínio)
2ª Questão: Levando em consideração que “todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão sempre relacionadas com a utilização da língua” e que, exatamente por isso, os modos de utilização dessa língua também se apresentam tão variados, leia a tira abaixo e faça o que se pede:
Comente a variedade utilizada por Chico Bento e a noção de ‘certo’ e ‘errado’ no uso da língua, levando em conta o avanço ocorrido nos estudos lingüísticos.
R: Levando em conta os avanços ocorridos nos estudos lingüísticos, descobrimos que não devemos falar de certo e errado no uso da língua, o que se diz hoje é que a pessoa pode ter formas adequadas ou não adequadas de usar a língua de acordo com o contexto em que vai utilizá-la. NO caso da tirinha acima, temos Chico Bento que utiliza a variedade chamada ‘caipira’ e que se difere da variedade usada por seu primo que vive na cidade e utiliza uma variedade padrão, mais próxima da usada pelas camadas privilegiadas no que se refere ao uso da língua. Aprendemos que todas as variedades da língua têm sua validade desde que comuniquem, ou seja, desde que sirvam para interagir em sociedade.
3ª Questão: Observe as situações:
A- O adolescente chega ao colégio e diz para o diretor:
— Senhor Rodrigues, gostaria de