Gabarito
Eles não são éticos, porque ao cobrar propina dos taxistas para ignorar o funcionamento de pontos de taxi clandestinos, eles corrompem a finalidade interna de sua profissão que é fazer valer o que diz a lei jurídica. Nesse caso, eles não fazem valer a lei que diz que qualquer cidadão tem direito a usar os pontos públicos de estacionamento. E, assim, eles prejudicam a população. Ao corromper a finalidade interna de sua profissão, os guardas buscam apenas o lucro, ou seja, benefícios para eles próprios, o que está relacionado às finalidades externas à qualquer profissão.
Resposta mais completa:
Condições necessárias e suficientes para haver excelência profissional:
1. Excelência técnica: ter conhecimentos e habilidades: (não é possível analisar pelos dados da questão).
2. Seguir a legislação profissional: não seguiram, pois deveriam fazer cumprir a lei que diz que qualquer cidadão tem direito a usar os pontos públicos de estacionamento.
3. Excelência moral: não tiveram
3.1 Seguir a finalidade interna da profissão: corromperam a finalidade interna de sua profissão ao cobrar propina dos taxistas para ignorar o funcionamento de pontos de taxi clandestinos. E, assim, eles prejudicam a população. Os guardas buscam apenas o lucro, ou seja, benefícios para eles próprios, o que está relacionado às finalidades externas à qualquer profissão.
3.2. Seguir virtudes universais e as virtudes básicas profissionais: não seguem os critérios de reciprocidade, reversibilidade,