Placa mãe
Não é preciso descrever em muitos detalhes a importância da placa-mãe em um PC. Na placamãe é que o processador, memória RAM, placa de vídeo e todos os demais componentes do micro são conectados. O que pouca gente sabe é que a placa-mãe influencia diretamente no desempenho do micro, por isso uma discussão detalhada desse importante componente é necessária. O principal componente da placa-mãe é o chipset, o conjunto de circuitos de apoio presentes na placa-mãe. Neste material, iremos apresentar uma discussão detalhada sobre os principais chipsets existente no mercado. O chipset é que definirá as principais características da placa-mãe, como o tipo de memória RAM que a placa aceita, além de influenciar diretamente no desempenho do micro. Mesmo placas-mãe com características iguais (por exemplo, com o mesmo chipset) podem apresentar desempenhos diferentes. Aliás, até mesmo duas placas-mãe absolutamente iguais podem apresentar pequenas variações em seu desempenho.
Componentes Básicos
A seguir, mostraremos os componentes básicos que a maioria das placas-mãe tem. É claro que há pequenas diferenças, dependendo da marca e modelo da placa-mãe. Na Figura 12.3, tentamos dar uma visão geral dos principais componentes de uma placa-mãe.
Figura 12.3: Componentes básicos de uma placa-mãe.
Chipset
O desempenho de uma placa-mãe está intimamente relacionado ao chipset utilizado. Por esse motivo, muitos técnicos acabam se preocupando mais com o chipset que a placa-mãe tem do que com a sua marca. Testes de desempenho comprovam que a diferença de desempenho entre placasmãe tem mais a ver com o chipset usado do que com a marca. Assim, placas-mãe de marcas diferentes que usam o mesmo chipset em geral têm desempenho similar.
Em geral as placas-mãe têm dois circuitos: um chamado Ponte Norte e outro chamado Ponte Sul:
Ponte Norte: também chamado controlador de sistema, esse é o circuito mais importante do chipset e o desempenho da placa-mãe está