G5 Exp2
Data: 27 de Agosto de 2014 Grupo: 0
Componentes do grupo:
Gabriel Peixoto Craveiro Aidar - 14/0082352
Gabriel
João
Mateus
Natan – 14/0029362
Objetivo
O objetivo do experimento é observar e discutir ondas reais através de ondas estacionárias geradas em uma corda. Assim, vai ser possível constatar as propriedades de ondas propagantes, como também relacionar a onda estacionária como sendo a superposição de ondas contra-propagantes. Esse experimento identificará a interdependência entre frequência, velocidade e comprimento de onda, como também as propriedades que interferem na velocidade de propagação. Ao final, a relação dos harmônicos será observada em sistemas de ondas estacionárias.
Material
01 Excitador de ondas PASCO modelo (WA-9857);
01 Gerador de ondas senoidais PASCO (WA-9867) com precisão de 0,1Hz;
01 Balança de precisão (0,1g);
2m de corda elástica;
01 Conjunto de pesos (total de 450g) com suporte;
02 Suportes de fixação;
01 Poste com roldana;
01 Fio de nylon.
Introdução Teórica
As ondas estão diretamente relacionadas com o cotidiano do ser humano. Ondas são perturbações que se propagam em um meio, transportando, assim, energia, sem transportar matéria. Então, por exemplo, uma onda do mar está se propagando na água e transportando energia.
Existem dois tipos de natureza das ondas. A primeira são as ondas mecânicas. São originadas por uma perturbação em um meio elástico, assim necessitam de um meio material para se propagarem. O som, por exemplo, é uma onda mecânica, pois necessita de um meio para se propagar: ar, água, madeira, etc. A segunda natureza das ondas é a eletromagnética. Essas são geradas por cargas elétricas em movimento, que produzem um campo magnético e elétrico sucessivamente. Essa ondas não necessitam obrigatoriamente de um meio material de propagação, logo podem ser transmitidas no vácuo. A luz é uma onda eletromagnética.