Artigo Ferramentas Case
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Ferramentas Case
WALLACE TUANO DE SOUSA
(6º Semestre – Noturno)
Pindamonhangaba – SP
2014
Ferramentas CASE
Wallace Tuano de Sousa
Alindacir Grassi
Engenharia de Software II
18/11/2014
Resumo
O desenvolvimento de um software, ainda hoje, é um desafio, devido aos avanços de plataformas, que recorre à criação de soluções seguras, focando a captação dos requisitos, de tal maneira que possa ser entendido o sentido de proporcionar satisfação e atendimento às necessidades do usuário.
Neste contexto, surgem as ferramentas Computer Aided Software Engeneering (CASE), com o propósito de auxiliar o processo de desenvolvimento de software, desde sua concepção ate a entrega do produto para o usuário. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar as principais ferramentas CASE disponíveis no mercado, caracterizando-as de acordo com seu campo de atuação.
1 INTRODUÇÃO
Desenvolver um software com qualidade, para atender todas as necessidades do usuário, não é uma missão trivial.
Independente do modelo de processo adotado, qualquer elaboração de software demanda três etapas, a saber: análise e projeto, codificação e teste.
A partir deste ponto, a escolha certa da Ferramenta Case é de grande importância para identificar defeitos cometidos ao longo do processo de desenvolvimento do software, visando à garantia de qualidade do produto de software, agilidade no processo de desenvolvimento e aumento na produtividade.
2 FERRAMENTA CASE
Computer Aided Software Engeneering (CASE) ou Engenharia de Software Auxiliada por Computador é o conjunto de ferramentas de software, automatizada ou semiautomatizada, que auxilia em todo o ciclo de desenvolvimento (gerência, análise e projeto, codificação e teste), além de exercer uma grande importância para a manutenção do software.
2.1 Ambientes CASE
Conforme apresentado por Yonezawa, (apud PELOSO, 2004), demonstra três tipos de ambientes CASE, a saber:
Lower-CASE