G2 Social
CAP.6 - Atitudes: conceito e formação
Outro componente da definição de Psicologia Social é o relativo à avaliação da realidade social. Ao tomarmos conhecimento dessa realidade social, desenvolvemos sentimentos positivos, negativos ou neutros em relação a pessoas e objetos sociais em geral. Atitude é o conceito em Psicologia Social que engloba tais sentimentos.
Conceito de atitude
Atitudes são sentimentos pró ou contra pessoas ou objetos com que entramos em contato. Elas decorrem de processos comuns de aprendizagem (reforço, modelagem), podem surgir em atendimento a certas funções ou derivar de características individuais de personalidade ou de determinantes sociais; podem ainda decorrer de ativação automática (não consciente) ou formar-se em consequência de processos cognitivos (p. ex.: busca de equilíbrio, busca de consonância cognitiva).
Elementos essencialmente característicos das atitudes sociais:
A) Uma organização duradoura de crenças e cognições em geral;
B) Uma carga afetiva pró ou contra um objeto social;
C) Uma predisposição à ação.
Podemos definir atitude social como uma organização duradoura de crenças e cognições em geral, dotada de carga afetiva pró ou contra um objeto social definido, que predispõe a uma ação coerente com as cognições e afetos relativos a este objeto.
As definições de atitude, embora divirjam nas palavras utilizadas, tendem a caracterizar as atitudes sociais como sendo integradas por três componentes claramente discerníveis:
A) Componente cognitivo;
B) Componente afetivo;
C) Componente comportamental.
O Componente Cognitivo
Para que haja uma carga afetiva pró ou contra um objeto social definido, faz-se mister que se tenha alguma representação cognitiva deste mesmo objeto. As crenças e demais componentes cognitivos (conhecimento, maneira de encarar o objeto etc.) relativos ao objeto de uma atitude constituem o componente cognitivo desta atitude.
Pessoas que exibem atitudes preconceituosas, por exemplo, têm uma série de