depress o
CURSO DE PEDAGOGIA .
MARILENE LAIS P. DOS SANTOS DE OLIVEIRA
FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO PRÉ – NATAL.
CAMPO MOURÃO 2014
Introdução
A gestaçao ocasiona variás transformações fisiológicas no organismo materno, pois é um periodo da vida onde se tem um crescimento acelerado. De acordo com Papalia e Olds (2000), o início biológico de todo ser humano é a fração de segundo na qual um único espermatozóide, uma das milhões de células fecundativas do homem, liga-se a um óvulo (célula ovo), um dos milhares de óvulos produzidos e armazenados no corpo da mulher.
Segundo a psicóloga Denise Mendonça de melo (2005) , o desenvolvimento pré-natal ocorre em três estágios, sendo eles: germinativo, que ocorre desde a fecundação até aproximadamente duas semanas; embrionário, da segunda semana até oitava ou décima segunda semana; e fetal, da oitava ou décima segunda semana, até o nascimento. Para essa autora o decorrer desse processo de desenvolvimento pré-natal, as influências ambientais podem vir a interferir de forma benéfica ou maléfica sendo desta maneira, um ambiente pré-natal saudável pode proporcionar um início de vida saudável, e todo o restante do desenvolvimento.
Uns dos principais fatores que pode influenciar no desenvolvimento pré-natal, de uma forma maléfica é o alcool que por sua vez pode ocasionar graves danos ao bebê como a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) que chega a afetar cerca de 30 mil crianças por ano no Brasil: três a cada hora. Outro fator que influencia no desenvolvimento também, que ultimamente vem crescendo cada vez mais no mundo todo, é a gravidez na adolescência, pois, por serem muito novas acabam que não tendo o organismo totalmente formado, e com isso passam a ter mais proporsão de terem partos prematuros e bebê com baixos pesos ou pequenos para a idade gestacional.
.