Fúrunculo
Um furúnculo é uma infecção cutânea que envolve um folículo capilar inteiro e o tecido de pele próximo a ele.
Fica um nódulo inchado, sensível e vermelho rosado. Com o tempo, ele fica parecendo um balão cheio de água ou um cisto. Dependendo do caso, ele pode ser do tamanho de uma ervilha ou até mesmo, pode ficar tão grande quanto uma bola de golfe.
CAUSA
A pele pode ser comparada a um envelope fechado, que fica protegida de diversas bactérias e agentes externos. Porém, qualquer abertura ou fissura pode funcionar como uma porta de entrada para esses microorganismos. São geralmente causados pela bactériaStaphylococcus aureus. Mas também podem ser causados por outras bactérias ou fungos na superfície da pele. O dano ao folículo capilar permite que essas bactérias entrem profundamente nos tecidos do folículo e no tecido subcutâneo.
Podem ocorrer em folículos capilares de qualquer parte do corpo. Eles são mais comuns no rosto, pescoço, axilas, nádegas e coxas. Pode haver um ou mais furúnculos.
SINTOMAS
Fica um abscesso folicular avermelhado, endurecido, com sinais de pus na parte central e dor são os principais sintomas. A dor desaparece quando a pele que recobre o nódulo rompe espontânea ou cirurgicamente e são eliminados o pus e o tecido necrosado (popularmente conhecido como carnegão). Findo o processo de cicatrização, uma mancha escura aparece no local da infecção.
A lesão do furúnculo é mais frequente na região da face, pescoço, axilas, coxas, virilhas e nádegas que são as áreas mais vulneráveis e parece muito com uma espinha, mas a diferença é que ela cresce muito mais rapidamente. Além de inflamar, a região fica muito vermelha, dói e a pessoa pode ter até febre.
QUANDO PROCURAR UM MÉDICO
Ler no próprio Slide.
TRATAMENTO
Nunca se deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. Para aliviar esses sintomas, a dica é colocar uma compressa de água quente e lavar