Piodermites
ANHANGUERA UNIDERP CURSO: Tecnologia em Estética e Cosmética SEMESTRE: 2º TURMA: N20 DISCIPLINA: Alterações Cutâneas PROFESSOR(a): Gabriela Franco Tuller ALUNOS (as): Aline Leal RA: 2401310275 Andréa Luiza RA: 2401287954 Heloísa Sales RA: 2401281765 Isabela Bertolli RA: 2410363682 Paloma Moraes RA: 2401314501
São processos infecciosos de pele produzidos, em geral, pelos cocos piogênicos: Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes. É uma doença comum que atinge cerca de 7% da população. As principais formas clínicas das Piodermites são: Impetigo; Foliculites; Ectima Furúnculos; Celulites;
Impetigo
é uma infecção cutânea bacteriana que atinge a camada mais superficial da pele, a derme. Ocorre com mais freqüência no verão: época em que a temperatura propicia a proliferação destes organismos. Esta doença tem maior prevalência em crianças, em razão da menor resistência que a pele tem neste momento da vida. O contágio se dá pelo contato direto, principalmente por meio de lesões cutâneas, como picadas de inseto, arranhões ou cortes preexistentes nesta região.
Roupas
e toalhas podem, também, ser via de transmissão, em casos mais raros. A infecção pode afetar qualquer segmento da pele. As regiões mais freqüentemente afetadas são aquela descobertas pela roupa como a face, os membros e as axilas. Os microorganismos Stafilococcus plasmocoagulase positivos e Streptococcus hemolíticos são os principais responsáveis pela manifestação do impetigo. As manifestações cutâneas, desta forma, variam de acordo com o agente infeccioso.
Os
estafilococos causam o denominado impetigo bolhoso, apresentando bolhas grandes, de parede muito fina. Quando estas bolhas se rompem, as regiões afetadas formam crostras, ficando avermelhadas, inflamadas e com aspecto úmido. Pode ocorrer a presença de pus.
Impetigo
Bolhoso (com bolhas): os responsáveis são estafilococos;
Já
a