FÓSSEIS
DE PONTA GROSSA
MARCOS FABIANO
FÓSSEIS: INFORMAÇÕES E CARACTERISTICAS SOBRE TAIS.
PONTA GROSSA – PARANÁ
JULHO – 2015
FÓSSEIS
O que são fósseis?
Fósseis são restos ou vestígios preservados de animais, plantas ou outros seres vivos em rochas, como moldes do corpo ou partes deste, rastros e pegadas.
A palavra “fóssil” deriva do termo latino “fossilis” que significa “ser desenterrado”.
A ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia.
A fossilização raramente ocorre porque a matéria orgânica dos seres vivos tende a ser rapidamente decomposta. Logo, para que um organismo seja fossilizado os restos devem ser cobertos por sedimentos o mais rápido possível. Existindo então diferentes tipos de fósseis e diferentes processos de fossilização.
Tipos de fossilização.
Para que se ocorra à fossilização é necessário que o organismo fique rapidamente “ao abrigo” dos agentes da erosão, o que acontece quando este ou algumas das suas partes constituintes ou seus restos são rapidamente cobertas por sedimento. Este processo desenvolve-se em quatro fases:
1- Quando morreram os animais depositaram-se no fundo do mar sendo rapidamente cobertos por sedimentos.
2- Ao ficarem incorporados nos sedimentos sofreram os mesmos fenômenos de diagéneses e metamorfismo, fossilizando.
3- As rochas onde os fósseis são encontrados incorporados sofrem modificações que fazem elevar alguns extratos.
4- Os fósseis, devido à erosão ou a outros fatores aparecem à superfície alguns milhões de anos mais tarde. Os tipos de fossilização são:
Moldagem: As partes duras dos organismos vão desaparecendo deixando nas rochas as suas marcas (impressões), ou seja, o organismo é destruído, mas o molde persiste.
-existem dois tipos principais de moldes, o externo em que a concha fica imprimida nos sedimentos, sendo posteriormente removida, e o interno em que os sedimentos cobrem a concha que depois é removido ficando apenas o molde da superfície