Resumo Banc ria Prova 2
Serviços prestados pelo governo à coletividade em troca de cobrança de tributos e por mutações patrimonial, decorrentes da alienação de bens, amortização de empréstimos concedidos e etc.
Orçamentária: todo ingresso de recursos que se incorpora de forma DEFINITIVA ao patrimônio. Não é uma receita que tem que ser devolvida. Recebimento de tributos, obtenção de empréstimos.
Extraorçamentária: todo ingresso de recursos que não se incorporam de forma definitiva ao patrimônio, pois não pertence a entidade que o recebe. Cauções e garantias em dinheiro, depósitos judiciais, retenção folha de pagamento (contrib sindical, previd).
Corrente: oriundas do poder impositivo do Estado (tributárias e contrib) da exploração de seu patrimônio, de ativ econômicas (agropec, ind e serv), as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas. Salário, Aluguel
Capital: recursos originadas por dívidas, conversão em espécie de bens e direitos (venda de bens, ações), recursos recebidos de outras pessoas destinados a atender despesas de capital.
Estágios da Receita
Previsão: momento em que se prevê a estimativa da receita que se espera arrecadar no exercício seguinte
Lançamento: identifica o contribuinte e o valor devido
Arrecadação: Pagamento do tributo junto à inst financeira.
Recolhimento: Banco repassa p/ ente público
Despesas Públicas: todo desembolso ou gasto de dinheiro, independente dos impactos no PL.
Orçamentária: prevista na LOA ou em Lei especifica que modifique ou altere dotação inicial do orçamento
Extraorçamentaria: aquela que independe de autorização legislativa, ou seja, não consta da LOA. Restituição ou entrega de valores recebidos, como cauções, depósitos e consignações.
Corrente: são despesas necessárias p/ movimentar a máquina pública/administrativa do Estado. Pagamento do funcionalismo público, contratação de serviços, aquisição de materiais de