Física
a) À medida que o tempo passa, tornamo-nos mais experientes.
b) Como estava chovendo, não fomos ao passeio combinado.
c) Devemos sempre acreditar em um mundo melhor, embora a paz pareça estar longe do nosso alcance.
d) Quando você chegar, avise-me, pois precisamos conversar sobre um assunto de seu interesse. e )– Precisamos nos qualificar sempre, a fim de que possamos acompanhar as novas exigências do mercado de trabalho.
2)
a) família estava certa da chegada de Carlos para a comemoração.
b)– O meu desejo era o comparecimento de todos à reunião.
c)– Foi confirmada a sua participação na entrevista aos candidatos.
d)
– A solução mais viável é a desistência do funcionários em permanecer com a greve.
3)
LETRA A
4)em que Estava com medo, com a impressão é a oração principal, de que chegasse uma pessoa é subordinada substantiva completiva nominal, e para me prender é subordinada adverbial final reduzida de infinitivo..
Dentre as diversas funções sintáticas exercidas pelo substantivo, está a de complemento nominal, que pode aparecer sob a forma de oração, introduzida pela conjunção integrante que. O complemente nominal é o termo que integra a significação transitiva do núcleo substantivo. Assim, a oração subordinada substantiva completiva nominal é uma oração nominalizada, precedida de preposição, que pode servir de complemento a um substantivo abstrato, a um adjetivo ou a um advérbio.
As orações subordinadas adverbiais representam teoricamente adjuntos adverbiais. Reconhecem-se por serem iniciadas pelas conjunções subordinativas não integrantes e se classificam de acordo com o sentido das respectivas conjunções.
As orações subordinadas podem aparecer sob a forma desenvolvida, com verbos nas formas finitas, ou assumir outro aspecto, com verbos nas formas nominais. Neste caso, chamam-se