Física
1 – Defina:
A) – Ondas: Uma onda é um movimento causado por uma perturbação, e esta se propaga através de um meio.
B) – Ondas Mecânicas: são ondas que necessitam de um meio material para se propagar, ou seja, sua propagação envolve o transporte de energia cinética e potencial e depende da elasticidade do meio. Por isto não é capaz de propagar-se no vácuo. Alguns exemplos são os que acontecem em molas e cordas, sons e em superfícies de líquidos.
C) – Ondas Eletromagnéticas: são ondas geradas por cargas elétricas oscilantes e sua propagação não depende do meio em que se encontram, podendo propagar-se no vácuo e em determinados meios materiais. Alguns exemplos são as ondas de rádio, de radar, os raios x e as microondas.
D) – Ondas Longitudinais: são ondas causadas por vibrações com mesma direção da propagação, como as ondas sonoras.
E) – Ondas Transversais: são as que são causadas por vibrações perpendiculares à propagação da onda, como, por exemplo, em uma corda:
F) – Comprimento de Onda: é dado pela distância entre duas cristas ou entre 3 nodos, ou seja:
Como a figura mostra a medida de três "meios-comprimento de onda", podemos calculá-lo.
G) – Amplitude: é dada pela distância da origem até a crista da onda, ou seja:
H) – Frequência: Sabendo a velocidade de propagação e o comprimento de onda, podemos calcular a frequência através da equação:
Substituindo os valores na equação:
I) – Comprimento de Onda: Descrito na letra - F).
J) – Ressonância: - É o fenômeno que acontece quando um sistema físico recebe energia por meio de excitações de frequência igual a uma de suas frequências naturais de vibração. Assim, o sistema físico passa a vibrar com amplitudes cada vez maiores.
K) – Interferência de Ondas: em alguns casos, é o fenômeno que ocorre quando duas ou mais ondas se encontram, gerando uma onda resultante igual à soma algébrica das perturbações de cada onda.
L) – Difração: é o encurvamento sofrido pelos raios