Física
LUCAS FARIAS CRISPINO
DANIEL DA SILVA BREJEIRO
FÍSICA EXPERIMENTAL I – TURMA 3166 –
USO DO MICRÔMETRO
NITERÓI
2014.2
Relatório apresentado a Universidade Estácio de Sá, como parte das exigências da Disciplina Física Experimental I, Turma 3166, professor Carlos Frederico Charret Brandt.
SUMÁRIO
1.
2. OBJETIVO
A intenção desse experimento é encontrar medidas, de fios de vários diâmetros, lâmina, esfera metálica, fio de cabelo e folha de papel. Utilizando um micrômetro para fazer as medições necessárias para o resultado final acrescentando o desvio. O micrômetro é um instrumento de medição com uma precisão superior ao paquímetro, favorecendo medições de espessura de objetos com pouca dimensão, como uma folha de papel e um fio de cabelo.
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA
O micrómetro (português europeu) ou micrômetro (português brasileiro) é um instrumento metrológico capaz de aferir as dimensões lineares de um objeto (tais como espessura, altura, largura, profundidade, diâmetro etc.) com precisão da ordem de micrometros, que são a milionésima parte do metro. Têm vasta aplicação na indústria mecânica e em diversos contextos de medição e ensaios não-destrutivos, medindo toda a espécie de objetos. O mesmo e amplamente utilizado também em laboratórios de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, devido ao se grau de precisão.
O micrômetro funciona por um parafuso micrométrico e é muito mais preciso que a craveira, que funciona por deslizamento de uma haste sobre uma peça dentada e permite a leitura da espessura por meio de um nônio ou de um mecanismo semelhante ao de um relógio analógico.
4. PROCEDIMENTO
Utilizou-se o micrômetro para medir a espessura de 7 objetos:
Um Fio laranja;
Um Fio azul;
Um Fio preto;
Uma Lâmina metálica;
Uma Esfera;
Um Fio de cabelo;
Uma Folha de caderno;
Um Micrômetro 0-25 mm, precisão 0,01mm.
A ordem da lista de objetos foi a