física
A ferrovia chega em 1885, no dia 10 de setembro nesse ano concluíram os assentamentos dos trilhos até o local onde seria construída a estação e no dia 15 de outubro foi inaugurada a linha férrea entre santa Maria e a capital do estado do rio grande do sul. Nessa época concentravam-se cerca de 8000 habitantes sendo a maioria nas proximidades do local de fundação, a rua do acampamento. Com o objetivo de ligar a estação férrea com o centro urbano foi construída a atual avida rio branco.
A estação foi uma grande porta para a cidade na época, proporcionou a população uma serie de atividades e crescimento e serviço. Assim foram inaugurados vários hotéis nas proximidades da estação, principalmente nas ruas 7 de setembro e Manoel ribas, além disso aumentou o numero de restaurantes e lojas de vestuário e utensílios variados na então avenida progresso que passou a ser um importante local de atividades comerciais e de serviços. Também ocorreu o aumento de habitantes, novos aglomerados de origem proletária localizados nas proximidades da estação dando origem a metade norte da cidade.
O primeiro bairro a ser formado nessas condições foi o itararé pois o nome se dá a definição do traçado da linha santa Maria – itararé que iniciava nesta localidade. Com as instalações de escritórios administrativos e oficinas na cidade no ano de 1898, santa Maria ganhou um destaque no cenário do rio grande do sul um importante centro ferroviário. Santa Maria apresentava-se, aos olhas dos belgas como um local próprio para o recebimento e transbordo da produção econômica gaúcha. Através desta importância concedida a estação a cidade passou a ser um ponto de parada, além de proporcionar os descanso temporário dos viajantes e baldeação dos trens, também era um ponto de negócios,