Física
Prof°: Vânia Izidoro
Assunto: Funcionalidade do cinto de segurança, air bag e freio ABS
Nome: Ricki Warley Villanueva Mujica INFO1
Etec de Nova Odessa
14 de Agosto de 2014
Nova Odessa-SP
Funcionalidade do Cinto de Segurança
A função básica dos cintos de segurança é distribuir as forças aplicadas nos ocupantes do veículo durante uma colisão por áreas não vitais do corpo, impedindo que os ocupantes se choquem contra o painel ou que acabem saindo do veículo. O aumento do tempo de desaceleração do ocupante devido ao cinto existe, mas não é significativo em face da maior distribuição das forças por áreas maiores e não vitais do corpo.
Os cintos de três pontas oferecem uma área de contato maior do que os cintos antigos de apenas duas pontas, o que reduz a intensidade da pressão exercida sobre as áreas de contato do corpo e, além disso, aumentam um pouco mais o tempo de desaceleração em relação ao cinto de duas pontas. Além disso, tudo, os cintos de três pontas impedem que o tronco do ocupante gire o que é especialmente importante para evitar traumas na cabeça e no tórax.
Física envolvida:
O que acontece com os passageiros dentro de um veículo durante uma freada. Dentro do veículo, tudo anda junto: pacotes, pessoas, malas, sacolas, etc. e geralmente têm a mesma velocidade – a do próprio veículo. Quando o motorista pisa no freio, uma força é aplicada na carroceria do veículo, fazendo-o parar após algum tempo. Mas essa força não é aplicada sobre os passageiros, nem sobre seus pertences. Por isso, de acordo com a lei da inércia, eles buscam manter sua velocidade. Resultado: os passageiros se chocam contra o pára-brisa, malas são arrastadas, bolsas caem. Para que a força aplicada pelo freio sobre a carroceria do veículo seja transmitida também aos passageiros, é necessário que estes estejam amarrados a ela. Essa é a função do cinto de segurança.
EX:
Um motorista de massa m = 70 kg, dirigindo seu automóvel