Física
UEGE
Rochas
Trabalho de Geologia
Fabrício Nascimento Ferreira
Marcus Vinícius Souza
Sete Lagoas
Abril 2014
Introdução
Uma rocha é um agregado sólido de minerais que ocorre naturalmente. Algumas rochas como o mármore branco, são compostas por apenas um mineral, nesse caso, a calcita. Certas rochas são compostas por matéria não-mineral, onde se incluem materiais não-cristalinos, rochas vulcânicas vítreas, obsidiana e pedra-pomes e carvão, que são restos de plantas compactadas. Em um agregado, os minerais são unidos e maneira a maneira de manter suas características individuais. O que determina a aparência física de uma rocha? Elas variam na cor, no tamanho dos seus cristais ou grãos e nos tipos de minerais que as compõem.
A mineralogia a textura,bem como outras propriedades, ajudam a determinar o aspecto de uma rocha. A mineralogia é a proporção relativa dos minerais constituintes de uma rocha. A textura é o termo que indica a forma e os tamanhos dos cristais e o modo como são unidos. Esses cristais (ou grãos), que, na sua maioria das rochas, têm apenas alguns milímetros de diâmetro, são chamados de grossos, se forem grandes o bastante para serem vistos a olho nu, e fino caso contrário. A mineralogia e a textura determinam a aparência de uma rocha são por sua vez, estabelecidas pela origem geológica da rocha - onde e como foi formada.
A rocha escura do corte de estrada, chamada de basalto, foi formada por uma erupção vulcânica. Sua mineralogia e textura dependem da composição química das rochas que foram fundidas nas profundezas da Terra. Todas as rochas que se formam pela solidificação de rochas fundidas são chamadas de rochas ígneas.
A camada de rocha marrom-clara do corte de estrada, um arenito, foi formada pela acumulação de partículas de areia, talvez em uma praia, que foram cobertas, soterradas e cimentadas juntas. Todas as rochas formadas como produtos do soterramento de