Country
Uma reflexão sobre a evolução da construção ao longo dos séculos pode ser importante para o entendimento da evolução dos conhecimentos e tecnologias construtivas.
Procura-se conhecer a dinâmica do projeto de construção, durante este processo evolutivo, e a importância de cada um dos intervenientes no processo de construção.
Veremos como o conceito da construtibilidade esteve sempre presente no projecto de construção dos tempos anteriores, só deixando de o estar, a partir do século XV, com o desaparecimento da figura do mestre construtor e a consequente separação do projecto em fases estanques, entregues a intervenientes distintos e desconhecido entre si.
O Projeto de construção
O projecto de construção é, nos dias de hoje, constituído por uma sequência de atividades, onde se envolvem vários intervenientes, em constante alteração ao longo do ciclo de vida deste.
A adequação à construção, sempre garantida nos tempos anteriores, pela forma como o projecto era contratado, pela organização de trabalho entre os vários participantes, pela existência da figura do mestre construtor, com tarefas próximas das que se procuram hoje atribuir ao gestor da construtibilidade, e também pela forma como o projecto se desenvolvia, hoje perdeu-se, e quase se esqueceu, admitindo-se mesmo como desnecessária em alguns meios.
O projecto de construção é também uma obra de arte, é certo!
Mas, até as obras de arte, são pensadas e idealizadas pelos seus criadores, sempre com a preocupação da definição e adequação aos materiais existentes e disponíveis, que a poderão tornar realidade.
A melhor das pinturas requer uma adequação entre a tela e as tintas utilizadas. A melhor escultura deve ser estável.
O desenvolvimento de um projecto de construção está seriamente dependente de fatores de influência como o tipo de dono de obra envolvido e a forma de financiamento a adotar.
Cancelamento