Cross country
História
O corta-mato é um desporto originariamente inglês criado no início do século XIX. Era então, no entanto, um desporto completamente diferente do actual, conhecido por caça ao papel. Um grupo de corredores seguia um percurso escolhido aleatoriamente e deixava cair no chão marcas de papel enquanto corria. O grupo rival deveria ir em encalço do primeiro, seguindo os rastos marcados pelos papéis. Era um desporto praticado principalmente por universidades, como as de Cambridge e de Oxford.
Com o tempo, contudo, o desporto progrediu tornando-se no que é hoje. Apesar da popularidade internacional do corta-mato, este foi excluído dos Jogos Olímpicos após 1924 dado ser um desporto impróprio para o verão. Em 1960, a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), que regulamenta a corrida a corta-mato, permitiu pela primeira vez a participação de mulheres.
Corridas e distâncias
Cada corrida a corta-mato é diferente das outras. As distâncias são de uma forma geral classificadas em divisões, no entanto pouco há de comum entre quaisquer duas corridas para além da distância. Como tal, não podem ser feitas comparações correctas entre desempenhos de atletas em corridas diferentes. Por essa razão não são registados os recordes dos tempos mais rápidos das competições internacionais.
As corridas começam com cada equipe na sua própria box ao longo da linha de partida. Ao disparo da pistola, os corredores têm umas poucas centenas de metros para