física
Exercícios de Física
Gases - Termodinâmica
1-Uma massa gasosa, inicialmente num estado A, sofre duas transformações sucessivas e passa para um estado C.
A partir do estado A esse gás sofre uma transformação isobárica e passa para o estado B. A partir do estado B, ele sofre uma transformação isotérmica e passa ao estado C.
O diagrama que melhor expressa essas transformações é:
D) 16
E) 10280.
4-Um recipiente aberto contém 12 mols de moléculas de ar, à temperatura de 27 °C. A que temperatura devemos aquecer o recipiente para que o número de mols de moléculas dentro dele fique igual a 9?
5-Duas amostras de um gás perfeito submetidas a uma mesma pressão ocupam volumes iguais quando a temperatura da primeira é 10 °C e a da segunda, 100 °C. A relação entre os números de mols é:
A) 1 : 1,32
B) 1 : 0,76
C) 1 : 10
D) 1 : 0,1
E) 1 : 0,33
6- Considere que 10 mols de moléculas de He, à temperatura de 273 K e à pressão de 2 atmosferas, ocupam o mesmo volume que x mols de moléculas de Ne, à temperatura de 546 K e à pressão de 4 atmosferas; x é melhor expresso por:
A) 2,5
B) 4
C) 5
D) 7,5
E) 10
2-Para o estudo da relação entre pressão e volume dos gases, o ar pode ser aprisionado em uma seringa hipodérmica com a ponta vedada. Pesos de massas conhecidas são então colocados sobre o êmbolo da seringa e os correspondentes volumes do gás são anotados. Com base nessas informações, aponte a única hipótese que é fisicamente consistente para descrever a relação entre pressão e volume do gás na seringa.
A) P + V = constante
B) P – V = constante
C) P = constante
D) V = constante · P
E) P · V = constante
3-Um recipiente rígido contém gás perfeito sob pressão de
3 atm. Sem deixar variar a temperatura, são retirados 4 mols do gás, fazendo com que a pressão se reduza a 1 atm.
O número de mols existente inicialmente no recipiente era: A) 6
B) 12
C) 8
7-Um grupo de estudantes realizou um