Cap 3
VANTAGEM DE CUSTO
Este capítulo descreve quais as maneiras para se obter vantagem de custo sustentável, há dois tipos de vantagem competitiva que uma empresa pode possuir, e um deles é a vantagem de custo. Um diferenciador empresarial de fundamental importância é o custo, pois o mesmo deve der mantido próximo da concorrência e influencia a estrutura industrial.
As análises referentes a custos, inadequadamente, concentram-se nos custos de fabricação, descuidando das demais atividades que também geram custos como marketing, serviço e infraestrutura. Além disso, os custos das atividades são analisados em sequencia, sem reconhecer os elos entre as atividades podendo afetar o resultado dos custos.
É importante que as empresas saibam analisar os custos da concorrência para que saibam a sua colocação no mercado. No entanto, equivocadamente, elas fazem comparações simplistas de custos de matéria-prima e salários de mão de obra.
Apresenta-se a metodologia que revela o custo da diferenciação e a maneira como um concorrente diferenciado pode reduzir os custos nas áreas que não minem sua diferenciação.
Para tomar conhecimento dos custos de uma empresa e a colocação dos custos relativos provêm das atividades de valor por ela executas na concorrência em uma indústria. Para ter ciência destes custos é preciso fazer uma análise dos custos dentro das atividades de valor e não os custos da empresa como um todo.
Para que a análise dos custos seja feita de maneira adequada, inicialmente é preciso identificar quais são as cadeias de valor dentro da empresa e assim atribuir custos operacionais e ativos as atividades de valor.
A fim de realizar a análise de custos, a desagregação da cadeia de valores genérica em atividades de valor individuais deve refletir três princípios que não são mutuamente exclusivos:
O volume e o crescimento do custo representado pela atividade
O comportamento do custo da atividade
Diferenças entre os cocorrentes na execução da