Física
2) Um acelerômetro pode ser feito com um pêndulo preso ao teto de um veículo. M = 3 kg ,
g = 10m/s2 .Calcule o ângulo entre o pêndulo e a vertical:
a) quando o veículo está acelerado a 2 m/s2
b) quando está com velocidade constante.
3) Um carro está passando no alto de um declive de raio 10 metros com velocidade de 72 km/h. Calcule a força normal que o carro exerce sobre o topo do declive. g = 10 m/s2 , massa do carro
1500 kg.
(Questões 4 e 5) Para e
4) Esboce no plano xy os vetores e calcule os ângulos que formam com a horizontal.
5) Detemine a soma e o ângulo que essa resultante forma com a horizontal.
6) Um projétil é lançado sobre um ângulo de 60o em relação a horizontal e uma velocidade inicial de 150 m/s . Determine, esboçando o movimento no plano xy e desprezando atritos, o alcance horizontal do movimento e a altura máxima atingida, bem como as componentes vx e vy da velocidade.
7) No arranjo abaixo o conjunto praticamente não possui atritos, a polia possui momento de inércia desprezível e o cabo é muito leve e não se estende.
a) Esboce, no próprio desenho, todas as forças que estão aplicadas nos corpos de massa M e m.
b) Mostre que tração vale
8) No esquema abaixo, o objeto está numa rampa com inclinação φ, massa m, sem atritos e sob ação da gravidade g. Represente todas as forças e componentes do movimento em função das funções trigonométricas.
9) Em um dia de trabalho tive que utilizar um elevador que no início dos movimentos necessitava, para se colocar em movimento, de pequena aceleração. Em dado momento, senti meus pés aliviando o chão do elevador de forma que essa ‘força’ parecia diminuir meu