Física
O circuito elétrico é formado por uma ou mais fontes de energia elétrica (geradores), fios condutores (por onde passa a corrente elétrica) e algum elemento de circuito como resistores (como lâmpadas). O circuito elétrico estará completo quando a corrente elétrica, que sai de um dos pólos da fonte de energia, percorre os componentes do circuito e fecha seu percurso no outro pólo da fonte de energia.
Dependendo da forma de associação dos componentes do circuito, podemos classificá-los em circuito em série e em paralelo.
Circuito em série: nos circuitos em série, a corrente elétrica percorre um único "caminho" passando por todas as lâmpadas. Quanto mais lâmpadas estiverem instaladas em série, menos intensa será a luz emitida por cada uma delas, pois a energia fornecida pelo gerador é dividida entre elas.
Podemos concluir que se retirarmos um das lâmpadas interrompemos a passagem da corrente elétrica.
Circuito em paralelo: Em contraste com o que acontecia no circuito em série, se retirarmos uma lâmpada do suporte, a outra lâmpada não se apaga, pois a corrente elétrica divide-se, sem mudar a intensidade da corrente em cada lâmpada, como se existisse apenas uma lâmpada em todo o circuito. É por isso que a intensidade do brilho das lâmpadas no nesse circuito é maior do que no em série.
Os componentes de um circuito podem ser ligados entre si de formas diferentes. Por exemplo:
Circuito I
Imagem do livro "FQ9 - Viver Melhor na Terra - Edições ASA".
Circuito II
Imagem do livro "FQ9 - Viver Melhor na Terra - Edições ASA".
Repara que os componentes dos dois circuitos são os mesmos: 1 pilha, 1 interruptor, 2 lâmpadas, fios de ligação e crocodilos. Com o mesmo material, podemos construir circuitos diferentes e com propriedades diferentes.
No circuito I, diz-se que as lâmpadas se encontram ligadas em série (as lâmpadas estão ligadas em sequência).
No circuito II, diz-se que as lâmpadas estão ligadas em paralelo (a segunda