Física
A fauna amazônica colombiana possui uma rica variedade de espécies havendo preguiças, tamanduás, sarigüês e várias espécies de macacos. Os maiores herbívoros são a adotar, duas espécies de pecaris, cutias, alpacas e veados. Os principais carnívoros são o puma, a onça e o quati.
Conhecem-se mais de 1.500 espécies e subespécies de pássaros, sendo abundantes os tucanos. A fauna de répteis e insetos é ríquissima, sendo comuns o crocodilo americano e o jacaré.
O governo colombiano considera o pais como o mais rico em número de aves porque registram 1,815 espécies. Isso equivale a 19% das espécies do mundo e 60 % das espécies sul-americanas. O país tem 1.200 espécies de peixes marinhos e 1.600 espécies de água doce.
A Colômbia é o segundo país com mais variedade de borboletas : 14 espécies sendo mais de 250 mil variedades de coleópteros. O Primeiro, em espécies de anfíbios. Possue 30% das espécies de tartarugas e 25% das espécies de crocodilos, assim como 222 espécies de serpentes. Existem 30 espécies de primatas na Colômbia, este número de espécies coloca o país em quinto lugar mundial em variedade de números de espécies de primatas. Há 456 espécies de mamíferos, o quarto lugar no mundo em diversidade destes.
A Colômbia tem um grande número de grupos taxonômicos de fauna e flora típicamente equatorial, além de grande variedades de espécies migratórias quem vem de diferentes partes do planeta. É um dos mais ricos paises em biodiversidade, ocupando o terceiro lugar em espécies vivas no planeta e o segundo em numero de espécies de aves .
Quanto à flora , o país tem entre 40.000 e 45.000 espécies de plantas, equivalente de 10 a 20% do total de espécies mundiais, considerado muito alto para um país de tamanho intermediário.
A Colômbia tem um "Sistema Nacional de Áreas Protegidas", administrado pelo Ministério do Meio Ambiente , Habitação e Desenvolvimento Territorial. Ela também tem um Sistema de Parques Nacionais, no final de 2007, mais de