Física
Como a preocupação com o ambiente em que vivemos cresce conforme a industrialização e as tecnologias evoluem, fizeram-se necessárias técnicas que permitissem construção de casas ecológica, ou seja, sustentáveis. Começando pela energia que os abastece, até coisas mais simples como o tamanho das janelas, e a composição das mesmas.
O desenvolvimento a seguir tem por objetivo, informar sobre a fonte de energia utilizada nesse imóvel bem como exemplificar o seu funcionamento.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 OBJETIVO GERAL
A casa ecológica é uma construção que se preocupa com o meio ambiente e a saúde, que associa edificar e habitar. Ou seja, a obra deve ter vida longa útil e usar somente materiais que, mesmo se houver demolição, não agridam o meio ambiente e que possam ser reciclados ou reutilizados.
O objetivo principal desse trabalho é explorar no projeto as fontes de energias renováveis, que além de serem ecologicamente corretas, permitam uma notável economia com energia elétrica. Uma dessas fontes é a energia eólica.
2.2 ENERGIA EÓLICA
O homem vive num oceano de energia. Ao redor dele a natureza trabalha constantemente, expendendo energia em tão inesgotáveis quantidades que dela o homem pode aproveitar apenas uma fração. As queda de água poderiam proporcionar força hidrelétrica suficiente para suprir 80% da energia total consumida pelo homem, embora ele use apenas 1 ou 2% dela. Se os ventos fossem dominados, eles poderiam produzir duas vezes mais eletricidade do que a força da água o faz agora.
A atmosfera da Terra age como uma gigantesca máquina térmica. Os raios do Sol, mais fortes no equador do que nas regiões polares, causa o aquecimento do ar tropical que se eleva, cedendo lugar ao ar polar mais frio que se move para tomar-lhe o lugar. Esse fluxo é constantemente perturbado pela rotação da Terra e por condições atmosféricas locais. O resultado é o vento. Esta força pode criar o sopro de uma ventania ártica,