Física
Introdução Pág: 01
Platina Pág: 02, 03
Mercúrio Pág: 04, 05
Conclusão Pág: 05
Bibliografia Pág: 05
Introdução
A platina é um metal prateado, brilhante, moldável e é solúvel em solução a quente de água-régia, não perde o brilho quando exposto ao ar e é um dos seis metais que formam o chamado grupo da platina (platina - Pt, Irídio - Ir, ósmio - Os, ródio - Rh e rutênio -Ru). Ele é um metal de transição e pertence ao grupo 10 da tabela periódica.
1
Platina
A Platina, muito conhecida por ser utilizado em confecções de implantes dentários, é um metal de transição de alto potencial redutivo (metal nobre), ou seja, é muito difícil de oxidar. É sólido, apresenta coloração branca acinzentada e opaca nas condições ambiente, e pela denominação espanhola de platina (diminutivo depreciativo da Prata, por causa das características semelhantes) possui símbolo químico Pt.
É pouco dúctil (dificilmente toma a forma de tubos), mas maleável(pode ser disposto em folhas metálicas). Sua massa atômica ponderada vale aproximadamente 195 u e seu número atômico é igual a 78 (elétrons e prótons).
Os estados de oxidação mais comuns são o Pt+2 e Pt+4, e suas características elétricas o classificam como um bom condutor de eletricidade e intermediário