Física
Componentes:
MARCONDES ANTONIO
RILTON CAVALCANTE
PATRICIA
VILMA
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Relatório do experimento do movimento retilíneo uniforme (MRU)
1.0 Objetivo
O experimento se aplica em investigar o movimento da descida da arruela sobre uma barra/parafuso, com o objetivo de se obter um movimento uniforme, relacionada a sua distância e função do tempo.
2.0 Introdução
Identificar o movimento da arruela no experimento da aula prática, observar e aplicar os movimentos na pratica, para ser desenvolvido teoricamente a descida da arruela em uma barra/parafuso e determinar se o movimento é uniforme ou não.
3.0 Material
- Barra de 1m x 3/8” com fio de rosca
- Cronometro digital ( Celular)
- Uma régua de 1m
- Base de sustentação
- Arruela
- Rosca de 3/8”
4.0 Procedimento Experimental
O experimento se caracteriza em MRU, ao ser aplicado o seu desenvolvimento e observar a arruela descendo sobre a rosca, a mesma se desenvolve um MU, pois os meios externos interferem no experimento por uma diferença mínima.
O Objetivo é considerar que este movimenta se torne um MRU pois fazemos uma relação do espaço de acordo com o tempo, sendo d(m) e t(s), sendo assim detectamos falhas por mínimo que seja, mas caracterizando um movimento uniforme, então foram obtidos varias medidas da distancia em relação ao tempo para que o movimento se torna-se uniforme. Apesar de o movimento influenciar na sua trajetória.
Tais movimentos tiveram movimentos mais exatos no movimento da arruela em relação a rosca/parafuso, movimentos mais lentos e movimentos mais rápidos, o fator externo influencia a trajetória mas nos da pequenos erros em relação ao tempo, todos os movimentos foram feitos de 10cm à 60cm, com o tempo sendo executado em uma margem de erro pequena.
Sendo assim apresentamos a tabela abaixo para desenvolvermos o calculo: