Física
Índice Introdução pag1 Desenvolvimento pag2 * Definição de aptidão física pag3 * Relacionar Aptidão Física com saúde pag4 * Sedentarismo pag5 * Riscos/Limitações provenientes da ausência da actividade física pag6 * Factores associados ao estilo de vida saudável pag7 Conclusão pag8 Bibliografia pag9
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física e foi-nos proposto pelo formador João Moreira. Durante o trabalho estarão presentes vários tópicos relacionados com a actividade física em contexto de saúde. Iremos ponderar diversos factores condicionantes da ausência de saúde, bem como fazer uma análise entre aspectos positivos e aspectos negativos mediante a prática, ou não prática de actividade física.
Aptidão Física
A aptidão física é a capacidade de realizar as actividades quotidianas com serenidade e menor esforço. Existem duas abordagens, uma é a aptidão física relacionada à saúde e a outra é a aptidão física relacionada à performance desportiva. A primeira refere-se à condição física nas capacidades que estão profundamente relacionadas com a saúde e à qualidade de vida das pessoas sendo a flexibilidade, a resistência, aeróbia, a força e composição corporal. A segunda refere-se à aptidão para o desempenho em actividades desportivas que associam, além das capacidades acima citadas, a agilidade, velocidade, equilíbrio postural e coordenação motora. A aptidão física relacionada à saúde mede a qualidade da saúde que pode ser representada pela relação entre o “estado de equilíbrio”, de um lado, nenhuma possibilidade de fazer qualquer actividade, e de outro, ele estaria com uma saúde óptima, com grande capacidade funcional, em todos os aspectos da vida. Nós oscilamos dentro dessa relação.