Física - Ondas oscilações
Nessa pesquisa serão apresentados os usos dos elementos Oscilações, Ondas e Ondas sonoras no estudo da física e suas respectivas características e particularidades (como teorias, períodos, descrição matemática, natureza, tipos, classificações e qualidades). Por se tratar de uma pesquisa extensa, abrange os temas de forma mais detalhada e com tantos exemplos quanto possível, ao mesmo tempo que também visa não estender-se mais que o necessário para a compreensão do leitor.
Oscilações
Um movimento oscilatório acontece quando o sentido do movimento se alterna periodicamente, porém a trajetória é a mesma para ambos os sentidos. É o caso dos pêndulos e das cordas de guitarras e violões, por exemplo.
A figura abaixo representa uma corda em vibração, observe que mesmo se deslocando para baixo e para cima do ponto de origem ela sempre mantêm distâncias iguais de afastamento deste ponto.
Se considerarmos que o corpo começa a vibrar partindo da linha mais escura, cada vez que a corda passar por esta linha, após percorrer todas as outras linhas consideradas, dizemos que ela completou um ciclo, uma oscilação ou uma vibração.
Da mesma forma que para o movimento periódico, o intervalo decorrido para que se complete um ciclo é chamado período do movimento (T) e o número de ciclos completos em uma unidade de tempo é a frequência de oscilação.
Se você já esteve em um prédio alto, deve ter percebido que em dias de muito vento a sua estrutura balança. Não é só impressão! Algumas construções de grandes estruturas como edifícios e pontes costumam balançar em decorrência do vento. Estas vibrações, porém, acontecem com período de oscilação superior a 1 segundo, o que não causa preocupação. Uma construção só poderia ser prejudicada caso tivesse uma vibração natural com período igual à vibração do vento no local.
Força no Movimento Harmônico Simples
O valor da aceleração para uma partícula em MHS é dada por:
Então, pela 2ª