FÍSICA NO VÔLEI
FORÇA DE ATRITO:É quando dois corpos, sobre o mesmo solo, tentam deslizar. Essas forças sempre acabam dificultando os movimentos dos mesmos.
No caso do vôlei essa força atua quando o jogador, depois de saltar, cai no chão. E essa força de atrito faz com que o jogador não escorregue e não ocorram lesões. Por isso que durante os jogos de vôlei, ocorrem dos jogadores pedirem para algumas pessoas secarem.Exemplo de atrito, só que com carro e roda: Força de Atração Gravitacional
FORÇA DE ATRAÇÃO GRAVITACIONAL:Essa atração gravitacional está presente em várias fases do jogo. Podemos citar o salto (saque, ataque, bloqueio, etc.) que após sua impulsão faz com que essa força peso ''puxe'' o corpo para a superfície de volta. Por exemplo: sem a força da gravidade uma bola de vôlei quando jogada pro alto não iria voltar.
FORÇA APLICADA:
Quando uma força é aplicada, esta produz trabalho e transfere ou remove energia do objeto sobre o qual atua, desde que o objeto se mova de forma paralela à força aplicada.
No vôlei, o atleta aplica força na bola o que faz com que a bola vá mais rápido, aumentando a velocidade e aceleração. Consequentemente, com o aumento da velocidade fica mais difícil de se defender a bola.
EXISTEM AS TRÊS LEIS DE NEWTON:Lei I (Lei da Inércia): Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele. Em relação a primeira lei podemos citar a recepção de um saque ou o bloqueio da bola de vôlei.
Lei II (Lei da Dinâmica) A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é imprimida. Essa lei aplica-se