Física experimental b
Em um primeiro momento, o experimento tem por objetivo verificar a curva característica de de dispositivos ôhmicos e não-ôhmicos, sendo para isto montado um circuito simples com amperímetro e voltímetro, além de verificar as propriedades e comportamentos de alguns componentes elétricos. Foi identificado três resistores através de suas cores, com o auxilio da tabela presente no laboratório. Com o circuito montado, variou-se a tensão de –10V a +10V para os resistores de 1K e de 1M. Medindo-se a corrente com o voltímetro no circuito e sem ele foi possível verificar uma discrepância entre as duas medidas devido a fatores comentados na conclusão. Verificou a curva característica de um lâmpada e de um diodo, seguindo as especificações do experimento. Observou-se que a lei de ohm é aplicada para alguns dispositivos especiais, os resistores.
Objetivo
Os objetivos do experimento foram observar as formas de tensão utilizando um osciloscópio e estudar o problema da dissipação de potência.
Fundamentos teóricos
Em certos materiais condutores a relação entre a tensão aplicada e a corrente que flui por ele, a uma dada temperatura, é constante. Neste caso dizemos que o condutor obedece à lei de Ohm, que pode ser formalizada pela equação que se segue: [pic] A constante de proporcionalidade é conhecida como resistência e a equação acima pode ser reescrita como: [pic] Assim, a lei de Ohm se baseia na relação linear entre a tensão e a corrente. Entretanto, uma resistência cujo valor não permanece constante é definida como uma resistência não-linear (filamento da lâmpada incandescente, por exemplo). Resistência é a propriedade de um material se opor ao fluxo de corrente elétrica e dissipar potência e resistor é um componente especificamente projetado para possuir resistência. O fluxo ordenado de cargas elétricas através de um material, ativado