Física experimental- ondas
Ondas
Título: Movimento Ondular- movimento na corda Data: 19/04/2013 Grupo: 8 Integrantes do grupo presentes nas aulas:
Pedro César Matheus guerra Rogério Duarte Mat: 120162971 Mat:120019060 Mat:110125226
Objetivo :
Num primeiro experimento, vamos calcular a velocidade de propagação da onda em uma corda elástica. Para isso calcularemos a tensão na corda e sua densidade linear. Após esse primeiro procedimento, tentaremos mostrar que o produto do comprimento de uma onda por sua frequência é uma constante, para uma mesma corda sob a mesma tensão, elaborando um gráfico e, a partir deste, calcularemos a respectiva constante de proporcionalidade. Também, mostraremos que apenas os comprimentos de onda dados por Xn= ( L=comprimento da corda e n =1,2,3....) produzem ondas estacionárias. Por fim, em um último experimento, veremos que a velocidade de propagação da onda varia proporcionalmente à raiz quadrada da tensão aplicada na corda.
Materiais Utilizados:
(utilizamos o kit 7) 01 Excitador de ondas PASCO modelo (WA-9857) 01 Gerador de ondas senoidais PASCO (WA-9867) 01 Balanca de precisao (0,1g) 2m de corda elastica 01 Conjunto de pesos (total de 450g) com suporte 02 Suportes de fixação 01 Poste com roldana 01- Trena.
Introdução Teórica
A onda pode ser definida como qualquer pertubacao (pulso) que se propaga em um meio. A propagação de ondas é um fenômeno que ocorre em todos os sistemas físicos. Estudaremos o comportamento da numa corda elástica. Esse tipo de onda é classificado como sneod uma onda transversal, o que significa que as oscilações produzidas pela onda são perpendiculares à direção de sua propagação. Os principais aspectos de uma onda são a amplitude, a frequência e sua velocidade de propagação. -amplitude: é a ‘’altura’’ de inda, é a distancia entre o eixo da onda até a crista. Quanto maior for à amplitude, maior será a quantidade de energia transportada. -frequência: é o numero de oscilações da onda, por um certo período de