Física Experimental 2 UnB - Ondas
Data de realização do experimento: 19/08/2014
Data de entrega do relatório: 25/08/2014
Membros que efetivamente participaram: Alexandre Saran Rodrigues e Kaio Giavanni
Grupo 08 – Turma F
1 - Objetivos
Observar o comportamento de ondas estacionárias em uma corda, analisar e relacionar seus parâmetros e verificar os fatores que afetam a velocidade de propagação.
2 - Materiais utilizados
01 Excitador de ondas PASCO modelo (WA-9857)
01 Gerador de ondas senoidais PASCO (WA-9867)
01 Balança de precisão (0,01g)
1,83m de corda elástica
1,92m de fio de nylon
01 Conjunto de pesos (total de 450g) com suporte
02 Suportes de fixação
01 Poste com roldana
3 - Resumo teórico
Na física, onda é uma perturbação que se propaga em um meio através de pulsos periódicos. As ondas podem ser classificadas em dois grupos principais: ondas mecânicas, que são governadas pelas leis de Newton e necessitam de um meio material de propagação, e ondas eletromagnéticas, que podem se propagar inclusive no vácuo.
Toda onda possui parâmetros físicos necessários para o entendimento do fenômeno que são: período, frequência, comprimento de onda e amplitude. O período (T) representa o tempo necessário para uma oscilação completa; a frequência (f), o número de oscilações em um dado intervalo de tempo, e é equivalente ao inverso do período; o comprimento de onda (λ), a distância paralela à propagação da onda entre repetições da forma da onda; e a amplitude (A), o módulo do deslocamento máximo dos elementos a partir da posição de equilíbrio quando a onda passa por eles.
A velocidade de u6873ma onda está relacionada ao comprimento de onda e à frequência através da equação fundamental
V = λ⋅f mas é determinada pelas propriedades do meio. As propriedades de massa e elasticidade determinam a velocidade com a qual a onda pode ser propagar no meio. Dessa maneira, é possível calcular a velocidade da onda em um meio a partir dessas propriedades.
Aplicando