Simbolismo
De que forma o simbolismo refletiu os sentimentos humanos?
Simbolismo: Simbolo + ismo. Doutrina, tendência, corrente.
(MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. 6. ed. São Paulo: Cultrix, 1992. 520 p.)
O Simbolismo foi um movimento literário surgido na França durante a transição do século XIX para o século XX. Ele foi uma resposta às estéticas vigentes (Realismo e Naturalismo) que buscavam o objetivo e o concreto, resultado das ciências. Os autores simbolistas buscavam o subjetivo, preferiam sugerir a dizer.
Contexto histórico europeu √ Transição do século XIX para o século XX; √ Os países europeus terminam sua industrialização e entram definitivamente no capitalismo (busca pelos 3M´s); Contexto histórico brasileiro √ Transformações no campo social, econômico e político do país. Econômico: abolição da escravatura; formação das periferias; vinda de imigrantes (1888). - Político: Fim do Império e início da República (1889). - Social: A elite imitava a cultura francesa enquanto as classes trabalhadoras eram devastadas por pestes e epidemias.
As características do movimento simbolista: √ Misticismo e religiosidade; √ Falta de clareza; √ Desejo de transcendência e migração; √Interesse pelas zonas profundas da mente e aprofundamento no subconsciente; √ Musicalidade; √ Sinestesia; √ Cor Branca; √ Atração pela morte e sentimentos decadentes.
Principais autores e obras
Catarinense simbolista – João da CRUZ E SOUZA
Nasceu em Desterro (atual Florianópolis) no ano de 1861. Era negro, filho de escravos e sofreu na pele o preconceito e racismo do povo brasileiro, mesmo depois da abolição da escravatura. É considerado o precursor do simbolismo no Brasil. Suas principais obras:
- Missal e Broquéis;
- Evocações, Faróis e Últimos Sonetos.
Um quase engenheiro GUIMARAENS
-
ALPHONSUS
Natural de Ouro Preto, o jovem Alphonsus Guimaraens nasceu em 1870. Iniciou o curso de Engenharia mas formou-se em Direito. Usava do fúnebre