Física do som
Alguns exemplos de ondas sonoras * No oscilador vibrando, sua energia é transmitida pelo ar,como zonas de compressão (alta energia) e rarefação (baixa energia) das moléculas gasosas.Nesse caso,o som se propaga como uma esfera sonora.A energia vai diminuindo com a distância. * Tubo de ar onde se aplica um sinal sonoro em uma das extremidades. Na propagação, aparecem as zonas de compressão e rarefação do ar. A seta indica a direção da onda sonora, e também do pulso energético. O gráfico ondulatório, acompanha as zonas de alta energia (compressão) e baixa energia (rarefação). * Uma pedra é lançada ao centro de um tanque com água. Aparecem dois movimentos ondulatórios:
1) Ondas mecânicas de água visíveis com elevação e abaixamento da superfície, se propagando a círculos concêntricos. O pulso é transversal, a velocidade é lenta, de alguns metros por segundo.
2) Ondas sonoras, invisíveis, de energia se propagando por compressão e descompressão de zonas liquidas. O pulso é longitudinal, na direção das ondas sonoras, que se propagam como uma semi-esfera, no meio liquido, e outra meia-esfera no ar.
Movimento Ondulatório e seu Gráfico * Os gráficos de movimentos ondulatórios servem admiravelmente bem para representar o som. A figura representa a geração desse gráfico. * Uma volta completa do ponto P é denominada ciclo. E apresenta fase positiva e negativa * Os ciclos podem ser definidos por três parâmetros:
1) Comprimento de onda – É a distância percorrida em um ciclo completo, e se chama lambda. O tempo decorrido em um ciclo é denominado período, t. O comprimento de onda varia conforme a propagação, a fonte emissora, etc.
2) Velocidade – É o espaço percorrido pela onda, na