Física 2 - Pêndulo Simples
FÍSICA EXPERIMENTAL II
Relatório 3 – Pêndulo Simples
Introdução
O pêndulo simples consiste de um corpo suspenso de um ponto fixo por um fio inextensível e de massa desprezível. Quando afastado de sua posição de equilíbrio e abandonado, o corpo oscila em torno desta posição. Analisando este movimento será possível verificar a relação entre o corpo e sua estrutura de suporte com o tempo decorrido durante um ciclo.
Objetivo
Estabelecer as relações existentes entre o período, a massa do corpo suspenso e o comprimento do pêndulo, além de encontrar a aceleração da gravidade local.
Fundamentação Teórica
Um pêndulo simples é um corpo puntiforme que, quando puxado lateralmente a partir da sua posição de equilíbrio e a seguir libertado, provoca uma oscilação em torno da posição de repouso.
A trajetória do corpo não é uma linha reta, mas um arco de circunferência de raio L igual ao comprimento do fio. Para que a oscilação seja um movimento harmônico simples (MHS) é necessário que a força restauradora seja proporcional à distância x, isto é, em pequenas oscilações, o período de um pêndulo simples para um valor dado de g é determinado exclusivamente pelo seu comprimento. [1]
Figura 1 – Trajetória do ciclo de um pêndulo simples.
Material Utilizado
Quantidade
Material
01
Base retangular
03
Hastes grandes
01
Haste pequena
02
Pegadores
02
Parafusos
02
Parafusos intermediários
01
Trena
01
Cronômetro
03
Materiais (20g, 25g, 30g e 40g)
03
Linha (40 cm a 70 cm)
Esquema Experimental
Procedimento Experimental
Primeiramente, foi necessário montar o pêndulo utilizando os materiais pré-estabelecidos. Após ser montado o pêndulo igual ao retratado pelo modelo experimental, determinamos seu período de oscilação amarrando, primeiro, com um valor fixo de tamanho e variando as massas presas à ele. Em segundo, para observar a