ualalapi
Curso Diurno e Noturno
1. Descreve a diferença entre desemprego friccional e desemprego de espera?
2. Apresente três explicações para o facto de que o salário real pode manter-se acima do nível que equilibra a oferta e a demanda de mão-de-obra.
3. Os residentes de um prédio-dormitório coletaram os seguintes dados, classificando seus moradores entre aqueles que mantêm alguma relação intima e os que não mantêm. No primeiro grupo, 10% experimentam uma separação a cada mês, enquanto no segundo grupo, 5% iniciam a cada mês uma relação intima. Qual é a parcela dos residentes que não mantêm nenhum caso intimo?
4. Suponha que o Parlamento de Malibu (uma economia hipotética) aprovou uma lei dificultando a demissão do trabalhador, ou seja, o trabalhador demitido tem o direito a receber uma grande indemnização. Se esta lei reduz a taxa de desligamento do emprego, sem afetar a taxa de obtenção, como isso afetaria a taxa de desemprego?
5. Considere uma economia com a seguinte função de produção tipo Cobb-Douglas:
Y K1/3 L2/3
A economia tem 1.000 unidades de capital e uma força de trabalho de 1.000 pessoas.
a) Qual é a equação que descreve a demanda de trabalho nessa economia?
b) Se o salário real for flexível a ponto de equilibrar a oferta e a demanda de trabalho, qual é o seu valor? Nesse equilíbrio, qual é o nível do produto e o produto total por trabalhador?
c) Agora suponha que o parlamento, preocupado com o bem-estar da classe trabalhadora, aprove uma lei exigindo que as empresas paguem aos trabalhadores um salário real igual a uma unidade de produto. Como você compararia este salário com o de equilíbrio?
d) O parlamento não pode ditar quanto trabalhadores as empresas devem contratar a um salário preestabelecido. Dado isto, quais são os efeitos dessa lei? Mais especificamente, o que acontece com o nível de emprego o produto e a remuneração total dos trabalhadores?