Fésica
CETEC – Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
CET008 – Física Geral T01
FISICA ATOMICA E NUCLEAR
Maio, 2013 Cruz das Almas – BA
FISICA ATOMICA E NUCLEAR
Trabalho de Física Atômica e Nuclear do curso de Agronomia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB
Cruz das Almas – BA
2012
Introdução a Física Atômica e Nuclear
A Física Atômica pode ser definida como o estudo científico da estrutura do átomo, seus estados energéticos e suas interações com outras partículas e campos. Ela possibilita a compreensão do átomo e as características que identificam os elementos químicos. Além disso, mediante estudos de espectroscopia, puderam-se determinar quantos níveis de energia existem nos átomos. Identificando com isto que , quando um elétron adquire energia, ele se move de um nível de energia para outro, mais afastado do núcleo. Perdendo essa energia adquirida, o elétron a devolve em forma de radiação luminosa, cuja frequência pode ser perfeitamente determinada, pois a cor da radiação depende da frequência.
Diferentemente da física atômica que estuda o átomo em si como um conjunto, a física nuclear estuda o comportamento dos núcleos atômicos e os mecanismos das reações nucleares. Antigamente se tinha ideia de que se um objeto fosse dividido varias vezes, se chegaria a um ponto em que não seria mais possível ocorrer divisão, esse objeto então é chamado de átomo, que significa indivisível. Desde então vários experimentos foram feitos até chegarmos ao modelo atual, onde temos não uma esfera indivisível, mas um sistema formado por várias partículas diferentes.
O átomo é dividido basicamente em um núcleo, onde se encontra os prótons, com carga positiva e os nêutrons com carga neutra. Externamente ao núcleo temos os elétrons, partículas com carga negativa, que se dividem através de níveis de energia. Esse modelo foi