Fé x razão
De acordo com a fé cristã, Deus mandou ao mundo seu filho para ser o salvador (Messias) dos homens. Este, seria o responsável por divulgar a palavra de Deus entre os homens. Foi perseguido, porém deu sua vida pelos homens. Ressuscitou e foi par o céu. Ofereceu a possibilidade da salvação e da vida eterna após a morte, a todos aqueles que acreditam em Deus e seguem seus mandamentos.
A principal idéia, ou mensagem, da religião cristã é a importância do amor divino sobre todas as coisas. Para os cristãos, Deus é uma trindade formada por : pai (Deus), filho (Jesus) e o Espírito Santo.
Filosofia e Religião.
A religião e a filosofia constituem dois importantes âmbitos do raciocínio humano. Enquanto na religião o pensamento se desenvolve a partir da interpretação de mitos, o raciocínio filosófico se ocupa com o estudo do próprio ato de pensar .Ambas, no entanto, tem em comum a busca pela verdade. Para enfrentarmos a problemática do confronto entre essas duas fontes é preciso observar, a partir do estudo da história, como a todo o tempo encontramos estudos de grandes pensadores sobre filosofia e religião.
Fé versus razão
A religião trata a filosofia como a ciência do contra-senso e da incredulidade, e a filosofia, por sua vez, denuncia que a religião é a única detentora da verdade, além de ser preconceituosa, desatualizada e intransigente.
O que se conclui após esse embate entre a fé e a razão, a filosofia e a igreja, é que a verdade com certeza não se encontra na posse de nenhuma das duas doutrinas, mas é uma conquista progressiva do conhecimento científico, aliado ao saber religioso.
Razão e fé juntas
Um dos pensamentos religiosos mais polêmicos é a fé, que foi levado pelo lado místico da religião, que muitas pessoas acreditam ser a crença em algo do além, aquilo que se imagina e não pode provar, dentro do crivo da razão, da lógica, da coerência, e de uma reflexão retilínea, como fazem os cientistas da modernidade, que só acreditam naquilo