Fé na Caminhada
Curso: Serviço Social
Disciplina: Seminário Temático
Docente: Sérgio Coutinho Aluna: Ágata Parentes Ferreira
Documentário: Fé na Caminhada
O vídeo começa com um Texto escrito e narrado por Leonardo Boff, onde faz crítica ao sistema capitalista explorador e desumano, falando também da pobreza tão acentuada de alguns, de uma parcela da população marginalizada e explorada. Leonardo conta a história de São Francisco de Assis, onde explicita seu jeito de agir e é feita uma analise das lutas dos movimentos religiosos e do modo de vida de Francisco.
Posteriormente o vídeo mostra uma assembleia do movimento dos sem terra, onde fala da importância de as pessoas de se unirem para que tenham força perante as necessidades que eles reivindicam, ponto principal é o da reforma agrária que é muito importante para que eles obtenham o direito de cultivar a terra, e eles batem muito na tecla da religiosidade, ou seja, a igreja está ligada intimamente nesses movimentos.
Em outro momento é mostrada a Romaria da terra que foi articulada no estado do Rio Grande do Sul, para chamar a atenção do estado, para que fosse feita a reforma agrária. Onde eles levam uma cruz que sinaliza a luta deles pela vida.
Ainda na região sul na fazenda Anonni ocupada pelo movimento dos sem terra, há uma celebração onde um sacerdote diz que a ocupação só é feita em último caso, pois muitas vezes é a única saída que algumas encontram para continuar sobrevivendo e reivindicando. "Exigências fundiárias de ordem cristã" são palavras do sacerdote enquanto fazia o seu discurso, assim defendendo a religiosidade do movimento, e criticando a importância que é dada a animais (bois) e esquecendo as necessidades de garantir os direitos dos seres humanos.
E em outro momento é dada ênfase ao viaduto da Pompeia em São Paulo - SP, onde moravam várias famílias desabrigadas, e mostra um discurso de Dom Helder Câmara em favor dos meninos de rua, explicando que a culpa de