Uma caminhada de fé
Josué 6:10
Porém, ao povo Josué tinha dado ordem, dizendo: não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma de vossa boca, até ao dia em que eu vos diga: grita! Então, gritareis.
Na referida passagem Josué instrui o povo a rodear Jericó em silêncio, até que ele os mande gritar. A instrução de Deus para esse momento tem muito a nos dizer. Sabemos que todos nós temos uma Jericó a ser conquistada. E quanto maior a promessa, maiores serão as muralhas que deveremos transpor.
Na perspectiva humana as muralhas de Jericó eram intransponíveis. Certamente não foram as voltas, tampouco o barulho das vozes e das buzinas que as fizeram vir ao chão, mas a própria mão do Senhor, movida pela fé e obediência do povo.
Deus é sábio e tudo o que está relatado em Sua palavra chega a nós como ensinamento para a nossa caminhada, para entendermos o verdadeiro significado de andar por fé.
O povo foi instruído a caminhar em silêncio até que viesse nossa instrução. Trazendo isso para a nossa realidade, podemos refletir: quantos de nós somos instruídos a caminhar em silêncio, mas ao invés de obedecer, quebramos o silêncio com a nossa murmuração? Quantos de nós somos instruídos a dar sete voltas e na quinta desistimos? Quantos de nós estamos caminhando sem ter a certeza da conquista?
Jericó simboliza a vitória de nossa fé. Mas o caminho que nos leva à Jericó é um caminho de muita obediência, perseverança e coragem.
Nosso grande problema é que muitas vezes ignoramos a orientação de Deus. Nós a resistimos e desistimos antes de chegar. Ou em outros casos somos seduzidos por atalhos que nos tiram na rota. Magoados e enfraquecidos, acabamos por afirmar que Jericó não era a vontade de Deus para nós.
Esta passagem nos confronta e nos convida a acreditar no impossível. A fé, como bem afirma a palavra de nosso Deus, é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem (Hebreus 11:1). A fé requer de