FÉ EM DEUS
Estudo 1 – A Fé e a Crença
Texto Base: Deuteronômio 29:16,17
Texto Chave: " ...tudo é possível ao que crê l" Marcos 9:23
Textos para Meditação Semanal:
2ª Feira: Hebreus 11:1
5ª Feira: João 17:3
ª
3 Feira: Lucas 11:21,22
6ª Feira: 1Pedro 1:7
4ª Feira: João 15:14
Sábado: Deuteronômio 4:7
Introdução:
Todo homem conhece o que representa a palavra fé, seja no meio cristão ou sob outros nomes nos meios pagãos. Contudo, ainda que no tempo presente todo mundo professe gozar dos mesmos livramentos em quase toda sorte de religiões, veremos o que diferencia aquele que crê em falsos deuses daquele que deposita sua fé em Cristo Jesus.
I – O que é Fé?
A fé é a própria motivação daquele que crê. Ela é a base da esperança e a explicação do invisível
(Hb 11:1). Por ela uma pessoa consegue ignorar o perigo, o impossível e até a morte por causa do sentimento que tem de estar sob proteção, guarda ou influência de algum poder ou autoridade superior a si. Até certo ponto a fé é um dom inserido na natureza humana desde a Criação. Sua presença em todos os seres humanos, mesmo que devotada erroneamente em muitos, comprova isso.
II – A Fé e o Crer
A base de toda crença é a fé. Não há como crer sem que de alguma forma a parte invisível, impossível ou difícil de se entender, em qualquer religião, seja compensada por algum sentimento que indique, de alguma forma, que aquilo deva ser bom.
Esse conceito tosco de fé é muito natural nas seitas pagãs, mas tão real que nelas até cerimônias com requintes de crueldade são beatificadas pela reverência ou mesmo pelo medo das poderosas forças que dominam a fé dos seus seguidores. Entretanto, que a fé é a base da crença, é impossível negar, seja em que religião for.
III – Sobre o Crer
Crer é o mesmo que acreditar. Uma pessoa passa a crer em algo à partir do momento em que se acha convencida a respeito daquilo.
Nas religiões mundo afora o convencimento se dá após vastas explicações, rituais e
ensinamentos,