Trabalhos
DEFINIÇÃO
A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão.
SINTOMAS
A catarata geralmente se desenvolve lentamente, e não causa dor. Inicialmente, a opacificação afeta apenas uma parte do cristalino (lente ocular), e a pessoa pode não perceber a redução da visão neste estágio. Com o tempo, a catarata vai aumentando, levando à turvação visual ou a uma visão com imagens distorcidas ou borradas.
Os sintomas mais comuns da catarata são:
Visão turva, borrada ou embaçada.
Grande dificuldade para enxergar à noite.
Aumento da sensibilidade ocular à luz.
Percepção de uma espécie de aura em volta de focos de luz.
Necessidade de ter luzes fortes para ler de forma adequada.
Mudanças frequentes de óculos ou lentes oculares para melhor enxergar.
As cores parecem ficar mais amareladas.
Visão dupla, quando se tenta enxergar apenas com um olho, ocorre mais raramente.
CAUSAS
A catarata pode ser congênita (casos raros) ou adquirida.
A principal causa da doença é o envelhecimento. Embora o problema apareça geralmente em indivíduos com mais de 50 anos, há casos de crianças que já nascem com a doença (geralmente filhos de mães que tiveram rubéola ou toxoplasmose no primeiro trimestre de gestação).
Outras causas de catarata são diabetes, uso sistemático e sem indicação médica de colírios, especialmente dos que contêm corticóides, inflamações intra-oculares e traumas como socos ou batidas fortes na região dos olhos.
FATORES DE RISCO
Todos correm o risco de desenvolver catarata, simplesmente porque o envelhecimento é o maior fator de risco. A catarata atinge principalmente os idosos acima dos 60 anos de idade.
Os fatores que aumentam o risco de ter catarata são:
Idade avançada; Diabetes; História familiar de catarata; Histórico de lesão ou inflamação ocular