Fé baha'í
A Fé Bahá’í ou bahaísmo é a mais jovem das religiões mundiais independentes. É uma crença universal, autônoma, detentora de normas e textos sagrados próprios. A Fé Bahá’í é uma religião que surgiu na Pérsia, hoje Irã, em 1844 e se baseia nos ensinamentos de Baha’u’llah e não possui rituais, cultos, cleros, dogmas e sacerdócio. Estima-se que existam 5 à 6 milhões de bahá'ís espalhados por mais de 200 países e territórios.
Seus ensinamentos foram divulgados por todo o mundo e rapidamente a religião cresceu em quantidade de fiéis e disseminou-se em todos os continentes, principalmente na Ásia, na África e na América Latina.
O Báb
Em 1844, Siyyid 'Ali-Muhammad (1819-1850), conhecido como o Báb ("A Porta"), proclamou uma nova revelação de Deus, dando origem a Fé Bábí. Além de anunciar ser o Qá'im aguardado pelos muçulmanos, o Báb afirmava que sua principal missão era preparar a vinda de um profeta ou manifestante de Deus . Alguns bahá'ís consideraram Bahá'u'lláh ainda maior que o próprio Báb; porém, ambos são manifestações gêmeas e iguais.
Os Bahá'ís consideram o Báb como o arauto da Fé Bahá'í, pois Ele alude a uma figura Messiânica - "Aquele que Deus tornará Manifesto" - que brevemente se revelaria. Posteriormente, Bahá'u'lláh em 1863, declarou Sua missão, fundando a Fé Bahá'í.
Bahá'u'lláh
Mírzá Husayn' ‘Ali, que se intitulou Bahá'u'lláh (denominação Árabe que significa Glória de Deus), nasceu e viveu em Teerã, em 1817. Foi o fundador da Fé Bahá'í. Bahá'u'lláh proclamou em 1863 ser o Prometido pelo Báb e pelas demais religiões mundiais. Afirmou ser o portador de uma mensagem divina destinada a estabelecer a unidade mundial e eliminar os preconceitos e as divisões. Dono de uma sabedoria incomum, este ser devotado foi logo cedo conhecido como Pai dos Pobres. Escreveu epístolas aos principais soberanos da sua época, exortando-os à paz e à concórdia. Sofreu aprisionamento, tortura e exílios durante 40 anos até ser aprisionado definitivamente em Acre,